ONLINE
1


Get the Flash Player to see this player.

SUPLETIVO DO ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO - MEC



Total de visitas: 2709
CONSEQUÊNCIAS
CONSEQUÊNCIAS

 Postado por: Pr. João Domingos Soares de Oliveira, em: 24 de novembro de 2015.

 

Segundo Oliveira, (2013), na atualidade, principalmente, no Distrito de Quem – Quem, as terras são praticamente, de grandes fazendeiros, que nem na comunidade vão para saber se a prefeitura está investindo a receita dos impostos na região.

As estradas são um caus. Acontecem muitos acidentes, mas quando não acontecem, automaticamente, os veículos se acabam com as condições das estradas.

O Distrito é esquecido pela política. Só tem seis ruas pavimentadas, duas delas só dão uns cinquenta metros. Não há policiais. Quase que não se conseguem médicos – Eles vão de segunda a sexta, somente pela manhã - Mas como o Brasil é a capital mundial dos feriados – Depois vêm às férias e problemas pessoais dos médicos – Então, é mais fácil ganhar em um sorteio do que conseguir uma consulta nessa comunidade. É preciso marcar a consulta com antecedência. Mas agente não sabe se vai adoecer- E quando se adoece, conforme a doença, não tem como aguardar quatro, cinco seis dias.

A população do Distrito de Quem-Quem, é rural, mas não tem terras. Até mesmo, onde mora, quem tem a escritura é a Igreja Católica. Ninguém é legalmente dono de nada ali.

Os trabalhadores planta e colhe o tempo todo, mas para um patrão, que muitas das vezes, eles nem os conhecem. Este povo não tem uma terra para lavrar. Sendo que outrora essas terras eram de seus bisavôs, ou avôs. Mesmo que eles nem venderam os seus terrenos, hoje, seus filhos padecem pelo pedacinho de chão.

O povo é trabalhador e esforçado. Sobressairia, facilmente, se tivesse aonde plantar, visto que, as terras são muito boas e há muita água na região. Mas a única coisa que eles podem fazer é enriquecer, ainda mais, pessoas de outras regiões. Com isso, os jovens e todos os que pretendem sobressair, tem que se emigrar. Mas qual é o futuro de um lugar, onde os seus jovens não podem fiar?

Já ouve ali vários projetos de emancipação, mas a política municipal, faz o possível e o impossível para que isso não aconteça. Visto que de ali ela recebe o maior percentual dos impostos. Porque são muitas fazendas de confinamentos de bois gordos – Além dos grandes criatórios. Todos os dias saem várias carretas carregadas. E são muitas fazendas produtoras de banana, mamão, limão, abóbora, melancia, e etc.. Certo é, todos as dias, saem muitos caminhões carregados de frutas. Cada carga que sai, e preciso emitir a nota fiscal, isto quer dizer que, todos os dias a prefeitura de Janaúba recebe imposto da região de Quem-Quem. Seria um grande desfalque para essa prefeitura perder essa região. (OLIVEIRA 2013)

 

5 POSSÍVEIS SOLUÇÕES

 

Não se trata de uma boa saída perder as esperanças, na justiça brasileira. O melhor meio é continuar esperando. Mas até quando essa população de gente tão boa, generosa e trabalhadora vai ser sempre vítima? Desde os dias dos seus antepassados ela vem sendo burlada, ludibriada e prejudicada.

Eis a seguir sete medidas que, possivelmente, salvaria a população e a região em apreço:

1) Levantar um líder político, sério e forte no Distrito de Quem – Quem, que conduzisse à população a emancipação do Distrito (em todo região a gente suficiente).

2) Depois, o INCRA, revisasse as escrituras dessas terras e desse procedimento em reformas agrárias.

3) Em seguida, distribuir terras para as famílias do distrito, em pauta.

4) Posteriormente, dar toda condição e estrutura suficiente, para que esse viesse a produzir.

5) Criar uma associação bem organizada, estruturada e séria na comunidade.

6) Trazer para a região faculdades, para não necessitar de os jovens terem que ir embora.

7) Além, das terras, trazer também à região, indústrias. Porque nem todos tem aptidão de para trabalhar na roça.

Chegou o momento de alguém ajudar um povo que ajudou e beneficiou outros povos o tempo todo.

 

CONCLUSÃO

 

Eis um apelo às autoridades constituídas, relacionadas, ao Distrito de Quem – Quem, do Munícipio de Janaúba/MG - Olhe para esse povo com mais cuidado, prestem bem atenção nestes pontos já foram pesquisados e ainda serão mais pesquisados. Abrem aos olhos para essa realidade.

Vale muito apena incluir o ser humano em nossos planos, principalmente, os que precisam de verdade. Esse povo precisa dos teus cuidados, das tuas honestidades, e das tuas ações, favoravelmente, em seu favor. Ele espera em vocês.